Sopa de quinua (versão mais light)

Sopa de quinua (versão mais light)

Testado e Aprovado!!!

Olá pessoas amantes da quinua (QUINOA) eu adoro sopa, resolvi então testar uma receita em uma versão mais light, usando a quinua e alguns vegetais, como opcional colocando o macarrão ou não, ai vai depender do quanto mais leve vocês vão querer a sopa. Além de leve, ela ficará nutritiva e muito saborosa. Muito rica em proteína, com baixa caloria, ideal para quem esta controlando o peso e até malhando. Vamos lá então para a receita?

Ingredientes:

2 dentes de alho

1 cenoura grande ou 2 médias ou 3 pequenas cortada em cubinhos

1 copo de quinua

1 maço de couve

1/2 xícara de alho poró (parte branquinha)

1 tomate picado

Macarrão (opcional)

Ovo (opcional)

Peito de frango cortado em cubinhos bem pequenos (opcional)

Temperos à gosto

Àgua o suficiente para o cozimento.

Preparo:

Fritar o alho, refogar o peito de frango, quando estiver bem douradinho, colocar a quinua, mexer e logo em seguida colocar 1L de água, deixar ferver, colocar o macarrão e os temperos, ferver mais 5 minutos, e colocar a cenoura. Deixar cozinhar por + 5 minutos, testar o tempero, a quantidade de caldo, e por último colocar os restantes dos ingredientes (tomate, couve, alho poró e quebrar um ovo e não mexer), desligar o fogo logo em seguida.

Esperar alguns minutinhos e servir!!!!!

Aqui em casa eu quebro um ovo para cada um e nem sempre essa versão eu coloco carne, mas isso é opcional viu gente.

A única regra que eu gosto de seguir é:

  1. Colocar mais quinua que macarrão, ou nem colocar macarrão, pode ser macarrão integral também, ficará ótimo, não se esquecendo que o tempo de cozimento do macarrão integral é maior. Pode se também trocar o macarrão por batata, ou batata doce ou mandioca, eu já fiz as 3 opções, todas ficam maravilhosas. Mas colocar ou um, ou outro, para não sobrecarregar nos carbohidratos ok.
  2. No final eu sempre escolho um maço de fibras, nesta eu coloquei a couve, mas ja fiz com outras opções ( espinafre, repolho e acelga), todas ficam ótimas, mas a minha preferida é a couve rs!!
  3. Não sobrecarrego no tempero, colocando caldo knorr ou sazon, eu uso sal do himalaya, e uma mistura de ervas com sal que comprei em uma feira no Brasil, se sobrecarregar muito nos temperos, a sopa ficará rica em sódio, o que causará um retenção de líquido depois e como consequências algumas celulites à mais rs!
  4. Mesmo sem carbohidrato nenhum, a sopa fica maravilhosaaa!! Somente com a quinua, cenoura, alho poró (que adoro), tomate, fibras, ovo ou frango.

Seguindo essas simples regrinhas, vocês podem até abusar um pouquinho!!!

Quinua: A quinoa é um alimento de alto valor biólogo, ou seja, possui todos os aminoácidos essenciais que o nosso corpo precisa para funcionar corretamente.

CenouraA Cenoura é ricas em Vitamina A, Vitamina C, Vitamina K, Vitamina B8, ácido pantotênica, Ácido fólico, Potássio, Ferro, Cobre e Manganês.

Alho poró: Por ser rico em fibras dietéticas, ele ajuda ainda nas funções digestivas e no metabolismo, ajudando ainda a dar sensação de saciedade. É rico ainda em ácido fólico, vitaminas A, C e do complexo B, minerais essenciais como magnésio, zinco, cálcio, potássio, ferro e fósforo, possuindo ação anti-inflamatória e fortalecedora do sistema imunológico.

Agora, com essas informações vocês já podem preparar a sua rica e deliciosa sopa!!!

Bom Apetite…

Testado e Aprovado!!!!